ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: MANIFESTO

domingo, 5 de junho de 2011


O movimento de moradia estudantil sempre lutou por uma educação pública, gratuita, de qualidade e laica, onde todos os brasileiros tenham a chance de fazer um curso superior, possibilitando assim igualdade social e melhor distribuição de renda no País. Este é o anseio de muitos jovens brasileiros.
Sabemos que além da democratização da entrada do estudante nas IES (Instituições de Ensino Superior), precisamos que os governantes e gestores de ensino ajam no sentido de apresentarem ações concretas no que tange a assistência estudantil.
Precisamos garantir e efetivar a permanência dos estudantes em condição de vulnerabilidade social nas universidades e para isso é necessário que todas as instituições de ensino tenham restaurantes acessíveis e de qualidade. Assim como suprir a demanda existente por moradia estudantil, destinada ao corpo discente oriundos de outras localidades (municípios, estados e outros países). É necessário a criação e ampliação das formas de auxilio já existentes para que venha atender a demanda dos estudantes.
Transparência na aplicação dos recursos destinados à assistência estudantil por meio de uma gestão participativa e criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Mato Grosso.
Companheiros a hora é agora, vamos juntos lutar por uma assistência estudantil de verdade.
Junte-se a nos nessa luta!

1-             Término da obra da Casa do Estudante (C.E.U), que esta sendo construída desde 2006.
2-             Abertura do edital das 36 vagas do C.E.U. do Jardim Itália que foi fechado para reforma, e está pronta  a mais de 3 (três) meses.
3-             Que as 16 vagas disponibilizadas por EDITAL,  para a casa do estudante no Jardim Itália sejam Ocupadas imediatamente.
4-             Que seja entregue imediatamente os moveis comprados para o CEU.
5-             Que as bolsas de auxílio permanência e auxílio alimentação sejam pagas em dia, já que os alunos dependem dela para sobreviver;
6-               Que as bolsas de auxílio evento comtemplem 100% dos trabalhos aprovados em congresso.
Assim o DCE solicita aos Centros acadêmicos e Estudantes que coletem as assinaturas dos alunos que são favoráveis as reivindicações acima, e ainda, pela construção de Uma Casa de Estudante com capacidade de no mínimo 200 vagas entre masculinas e femininas assim como a criação de imediato de um plano estadual de assistências estudantil a fim de atender a demanda oriunda dos estudantes de baixa renda que cursam as universidades e institutos federais e também aos bolsistas do PROUNI que cursam as instituições privadas de ensino.
Na certeza de termos nosso pleito atendido, encaminharemos este documento a todos os setores públicos ligados a esta problemática.

ALUNOS INTERESSADOS PROCURAR A SEDE DO DCE OU CA DO SEU CURSO PARA ASSINAR O MANIFESTO!!!




0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB